Rotary Clubs promovem a campanha Semana Hepatite Zero
Ao longo da semana de 22 a 28 de julho, no distrito 4540, os Rotary Clubs realizam mutirões que incentivam o diagnóstico da hepatite C.
Há uma prevalência de 1% de infectados entre a população, o que significa que uma cidade como Campinas (SP), por exemplo, com 1 milhão de habitantes, deve ter pelo menos 10 mil pessoas contaminadas. Um detalhe importante é que 90% dos que estão contaminados não estão cientes disso e a doença se espalha silenciosamente por seus corpos.
Assim, o teste rápido, que é muito semelhante ao teste de diabetes, é uma ferramenta essencial e salva vidas. O Grupo Rotariano em Ação para a Erradicação da Hepatite já realizou mais de 1 milhão de testes e descobriu 10.000 infectados.
A hepatite C (que se espalha através da exposição ao sangue de uma pessoa infectada) já tem cura, com um tratamento simples de duas pílulas por dia durante três meses. No Brasil, o governo cobre todo o custo do tratamento.
Saiba mais sobre o Hepatite Zero, projeto mundial de erradicação das hepatites em www.hepatitiszeroweek.com/pt-br ou ligue 0800 778 0555.






