Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
As nossas conexões possibilitam coisas grandiosas ao unirmos pessoas e comunidades.
Nós somos Rotary. Nós somos Pessoas em Ação. Juntos, transformamos grandes ideias em realidade por meio da nossa rede de contatos, nossa experiência e compromisso de fazer a diferença.
Em todo o mundo, o Rotary une líderes para formar amizades e solucionar problemas.
Como na Áustria, onde diversas gerações trabalham lado a lado na construção de moradias sustentáveis e centros comunitários.
Na Índia, voluntários administram um banco de sangue itinerante para fornecer sangue a uma comunidade local.
Em Taiwan, moradores trabalham arduamente para fornecer a cidadãos vulneráveis o apoio e assistência que precisam.
Com mais de um milhão de associados, sabemos o que as pessoas podem fazer quando se unem.
Em seu bairro e em todo o mundo, há poder em nossas conexões.
Entre em ação conosco.
Saiba mais em Rotary.org.
Todos os holofotes se voltam para a Fundação Rotária em novembro, mês em que divulgamos ainda mais os nossos programas e procuramos arrecadar fundos. Mas por que novembro? Em maio de 1956, o Conselho Diretor do Rotary International dedicou a semana de 15 de novembro como Semana da Fundação Rotária.
Em 1961, quando fui à África do Sul como bolsista da Fundação, este mês já estava bem difundido entre nós, tanto que a maioria dos clubes sul-africanos realizava atividades nesta semana especial. Quando voltei à minha cidade, Unionville, notei o mesmo enfoque ao entrar para o Rotary Club local.
Muitos dos nossos clubes naquela época faziam suas reuniões em torno de refeições de baixo custo durante a Semana da Fundação Rotária, e doavam à entidade o dinheiro que economizavam. Esta era uma boa forma de arrecadar verbas para a Fundação numa época em que a maioria das contribuições era feita por clubes, não por rotarianos individualmente.
Mas por que razão em 1956 o Conselho Diretor dedicou a semana de 15 de novembro à Fundação Rotária para depois expandi-la para o mês inteiro a partir de 1983-84?
Na minha opinião, a decisão original de 1956 foi baseada na constatação de que muitos clubes do Hemisfério Norte, particularmente os grandes, não faziam muita coisa durante o verão, entre junho e agosto. Era melhor, então, dar um tempo aos clubes para que orientassem os seus associados sobre a Fundação. Como as contribuições para a entidade vinham dos clubes, era viável que eles tivessem mais tempo para doar ainda no primeiro semestre do ano rotário, permitindo o investimento das verbas em tempo hábil. Era uma situação em que todos saíam ganhando.
Independentemente desta minha hipótese estar certa, o Mês da Fundação Rotária tem sido (e continuará sendo) essencial ao sucesso da nossa entidade. Este é o mês em que os clubes e distritos continuam a tradição de difundir aos rotarianos o alto nível de qualidade dos nossos programas, que são fruto de suas contribuições.
A nossa Fundação prima pela excelência e deve seu sucesso ao apoio dos rotarianos, muitos dos quais passaram a apreciar a entidade justamente em novembro. A importância do Mês da Fundação Rotária continua forte, e espero que todos os clubes se concentrem nisso neste mês. Esta é uma tradição significativa e produtiva, e eu encorajo todos os rotarianos a comparecerem a eventos da Fundação em seus clubes e distritos neste mês. Continue a tradição! Celebre a Fundação!
* Por Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.
O processo de seleção de candidatos e jovem embaixadores para o próximo ano rotário 2020-21 aconteceu nos dias 14 e 28 de setembro. Na primeira etapa, realizada na ETEC Angelo Cavalheiro, em Serrana, a comissão de seleção avaliou 30 estudantes, aplicando a prova de múltipla escolha, mais redação e avaliação oral no idioma inglês. A segunda etapa dos dois grupos, ocorrida na Fundação dos Rotarianos de Ribeirão Preto, a comissão de seleção e psicólogas do distrito, promoveu uma dinâmica e entrevista com os embaixadores e candidatos, e também com os pais. A colaboração e empenho de todos foi fundamental para o processo de seleçao, com agradecimento em especial da organização a Vanderlei Naves de Andrade, diretor da ETEC Angelo Cavalheiro, pela cessão do espaço.
A capital federal, Brasília, sediou o 42º Instituto Rotary do Brasil, realizado de 5 a 7 de setembro de 2019, no Complexo Hoteleiro Royal Tulip, com a presença de governadores, lideranças rotárias de todo país e representantes da alta cúpula do Rotary International. O encontro reuniu a família rotária para uma programação composta por treinamentos, conferências e culminando com uma grande festa de companheirismo.
O Instituto Rotary, liderado pelo convocador do evento e diretor do RI Mário César Martins de Camargo e sua esposa Denise, e com coordenação geral de Luiz Gustavo Kuster Prado e sua esposa Patrícia (comitê organizador do Distrito 4530), ocorreu com grande êxito, em um ambiente inspirado pela Assembleia Internacional de San Diego: denso em conteúdo, leve no formato, bastante instrutivo e intenso nas celebrações.
Durante o evento, em São Paulo, o presidente do RI Mark Daniel Maloney e o diretor Mário César se reuniram com o prefeito da capital, Bruno Covas, para iniciar uma parceria estratégica com a cidade. O presidente Mark deu entrevista ao vivo à TV Brasil, para o jornalista Hermano Henning, reforçando os temas focais do Rotary. Em Brasília, no Palácio do Planalto, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro recebeu o presidente Mark e representantes do Intituto Rotary.
O Distrito 4540 teve presença marcante com o governador Gilberto de Carvalho e a coordenadora Cláudia, juntamente com membros do Colégio de Governadores e de Coordenadoras Distritais: Valter Merlos e Célia (2002-03), Oswaldo Pinto de Carvalho (2003-04), Maria Augusta Freitas Carvalho (2014-15), NIvaldo Donizete Alves e Silvia (2006-07), Adalberto José Menegazzo e Sueli (2007-08), Antonio Carlos Marchiori e Rita de Cássia (2008-09), Osvaldo Pontes e Maria Conceição (2009-10), André Luiz Giusti e Juçaíra (2010-11), Antônio José Sader e Cláudia (2013-14), coordenadora Isabel de Fátima Novembre Sangali (2014-15), Adelino José Francisco e Márcia (2015-16), Jorge Luiz Toledo e Flávia (2017-18), Silas Funari e Luzia (2018-19), José Francisco Rodrigues Filho e Carla (2020-21), Adauto Barbosa de Matos e Jaqueline (2021-22). Além de rotarianos de vários clubes: Evandro Salles e esposa Mariléia (Tambaú); Adriana Francisco, Marcelo Figueiredo e esposa Angelina (Araraquara-Morada do Sol); Rafael de Luca Passos (Araraquara-Leste) e esposa Danila (Araraquara-Morada do Sol); Sônia Franco e Rosangela Nascimento (Ribeirão Preto-Jardim Paulista); Regina Célia Gimenez (Igarapava). Também de representantes da juventude: RDR Priscilla Leandro da Silva (Batatais), RDR eleita Lais Fernanda Silva Pádua (Rotaract Club de Itaú de Minas e Rotary Club de Franca-Capital do Calçado), RDI eleita Gabriela Betolossi (Monte Alto) e Igor de Paulo Pereira (Rotaract Club de são Joaquim da Barra).
O governador eleito para 2020-21, José Francisco e a sua esposa Carla, juntamente com o governador indicado para 2021-22, Adauto e sua esposa Jaqueline, participaram do Seminário de Treinamento de Governadores Eleitos (Gets). A RDR eleita Laís e a RDI eleita Gabriela participaram de treinamento para representantes distritais, que aconteceu simultaneamente, inclusive com sessões conjuntas. Destaques para as palestras de representantes do Distrito 4540: o presidente da Fundação Rotária, governador Valter Merlos, que ministrou apresentação “Estratégias para atrair novos associados“, no Seminário Regional de Desenvolvimento do Quadro Associativo e a palestra “Por quê o Rotary deve trabalhar com a juventude?”, no Encontro Internacional da Juventude"; o instrutor distrital, governador Sader, abordou o Cadre (equipes de consultores técnicos da Fundação Rotária); e o governador Giusti, com a palestra “Global Grant Rotary Club de São Carlos-Norte”, um exemplo de sucesso”.
A governadora Maria Augusta e demais governadoras de outros distritos receberam uma homenagem com livro de autoria da governadora 2007-08 Vera Canto Bertagnoli, do Distrito 4720, que relata a história de governadoras distritais do Brasil. No último dia do evento, a coordenadora das Casas da Amizade Isabel Sangali e as rotarianas Sonia Franco e Rosangela Nascimento prestigiaram uma homenagem ao Rotary International, promovida em sessão especial no Plenário do Senado Federal, e o plantio de muda de árvore.
(Foto: A senadora Leila Barros comandou a homenagem ao Rotary no Plenário do Senado, ao lado do diretor da entidade no Brasil, Mário Camargo (à esq.), e do presidente do Rotary International, Mark Maloney)
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.